A importância do pós-venda: saiba e venda mais

A importância do pós-venda - Manual do CorretorA correria dos dias faz com que, por vezes, algumas etapas sejam exploradas de maneira superficial. Essa constatação pode permear diversos âmbitos da vida de qualquer pessoa, mas no mercado imobiliário o cenário é ainda mais preocupante. Por exemplo: você sabe qual a importância do pós-venda para a sua profissão? Quanto tempo você dedica aos clientes que já encontraram novos lares através de seu trabalho?

Em uma análise simplista – e sobre algo que muitas vezes nos acomete pela pressão natural dos dias e das contas que não param de chegar – captar mais imóveis e mais interessados é o grande indicativo de um ótimo salário. Faz-se de tudo para cumprir essas primeiras tarefas e, antes que o negócio seja fechado, você já está passa a pensar em todos os outros que estão pelo meio do caminho.

A consequência imediata disso é que sua relação com o cliente começa no momento em que ele aciona um imóvel do qual você cuida e termina quando ele perde o interesse ou quando assina o contrato. Você sabe quais chances está perdendo adotando esse comportamento? Já parou para pensar nos benefícios que um bom pós-venda pode render? Acompanhe a reflexão abaixo.

No primeiro caso há o interesse inicial mas, por algum motivo, o cliente desiste da compra ou da locação. Imagine que é uma pessoa buscando casas à venda em Pinheiros. Você acompanha a visita a uma das que estão disponíveis, o interessado diz que entrará em contato e isso não acontece.

A importância do pós-venda  - Manual do corretorEsse é o momento em que você deve se perguntar se a atenção dada foi completa. Você sabe quantos quartos a pessoa deseja? A casa deveria ser térrea ou sobrado? Pertencente a um condomínio fechado ou de rua? Repense, veja o que tem em mãos e ligue novamente para oferecer algo mais assertivo. Isso aumentará as chances de conversão e, portanto, de haver a possibilidade do pós-venda. Mostrará sua dedicação à carreira e, principalmente, às pessoas.

No segundo caso, que é o que todos desejam a cada contato feito, você apresenta alguns dos imóveis à venda em Pinheiros e ao final das visitas e acertos o interessado fecha negócio. O seu papel enquanto corretor é o de conferir se todos os trâmites correram bem, se o cliente está satisfeito, se há alguma pendência. Cabe a você estreitar as relações com ele, oferecer auxílio para oportunidades futuras e esclarecer quaisquer dúvidas.

Assim, a importância do pós-venda é muito ligada à construção de sua carreira. É claro que um cliente que acabou de adquirir um imóvel dificilmente retornará em breve para outro negócio, mas assim que puder ele lembrará de seu nome e de seu bom atendimento. E, se souber de alguém buscando um novo lar, certamente indicará seus serviços. Além disso, aproximar-se de dos clientes faz com que você tenha uma visão muito mais apurada de suas virtudes e de seus erros. Observando a reação das pessoas e incluindo no pós-venda um espaço para o feedback você saberá exatamente onde pode melhorar e quais boas características deve explorar mais.

corretor conectadoEntenda que o processo de compra e venda de um imóvel é muito mais complexo e emocional do que qualquer outra transação de um bem material. As pessoas não buscam algo temporário, de pouco valor. Buscam sim um local que proporcione novas experiências, mudanças positivas e a sensação de estar em casa. Entender e atentar-se à importância do pós-venda é investir em você, nas pessoas com as quais se relaciona, na sua carreira e no futuro.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/123i/manualdocorretor.123i/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273